Plano de cogestão do Parque Natural da SeRRA de São Mamede 2023-2025
Aprovado a 6 de dezembro de 2023
ENQUADRAMENTO
O Plano de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) é, atualmente, um documento fundamental que “determina a estratégia a implementar na área protegida com vista a valorizar e promover o território, sensibilizar as populações locais e melhorar a comunicação com todos os interlocutores e utilizadores, devendo integrar um programa de medidas e ações que concretizam essa estratégia”, tal como designado no n.º 1 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 116/2019, de 21 de agosto. Reconhece-se hoje que as áreas protegidas são alvo de uma procura crescente por diferentes grupos de interesse, designadamente pelas pessoas que pretendem uma experiência autêntica de contacto com a natureza. Nas regiões do interior, sobretudo, as áreas protegidas constituem, cada vez mais, polos de atração, induzindo a mobilização dos recursos locais, contribuindo para promover localmente a economia e o desenvolvimento social e, deste modo, criar melhores condições para fixar pessoas nesses territórios. A natureza é, neste quadro, o elemento agregador que norteia a cogestão das áreas protegidas.
O Plano de Cogestão do PNSSM consubstancia um compromisso entre as entidades envolvidas na sua execução, reflete a visão partilhada por diferentes instituições que, para além das entidades que integram a Comissão de Cogestão, inclui o estabelecimento de parcerias com outras entidades presentes no território.
Assim, o Plano de Cogestão do PNSSM para este território representa um passo muito importante na concretização dos objetivos gerais definidos nas reuniões preparatórias deste documento, onde constam ações e medidas concretas, assim como o planeamento dos recursos necessários à sua execução. Neste sentido, o documento foi elaborado com base nos estudos de caraterização e diagnóstico existentes até à data, que permitiram identificar os grandes constrangimentos, as oportunidades e os desafios que se colocam à valorização e ao desenvolvimento sustentável deste território, mas, e também, com base nas reuniões realizadas no âmbito da elaboração do mesmo.